Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > IMEQ > O Instituto

Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ-PB)

No dia 24 de julho de 1968, a Lei nº 3.543 criou o Instituto de Pesos e Medidas do Estado da Paraíba (IPEM-PB), cuja designação foi alterada com a entrada em vigor da Lei nº 7.276, de 27 de dezembro de 2002, passando a ser reconhecido como Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ-PB).


O Órgão em referência está vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico – SETDE. Encontra-se situado na Avenida Hilton Souto Maior, nº 4180, Mangabeira VII, na Capital, e possui uma Agência Regional na cidade de Campina Grande. Compõe a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade – RBMLQ-I, sendo suas ações direcionadas para orientação e verificação, conforme as metas pactuadas com um Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa celebrado entre esta e o INMETRO, através da interveniência da SETDE.

 

As atividades de Metrologia Legal interferem de forma positiva na vida de milhares de paraibanos residentes nos 223 (duzentos e vinte e três) municípios do Estado. Encontra-se presente no dia a dia dos setores da indústria, comércio e serviço, especialmente na vida do cidadão comum, garantindo a confiabilidade das medições, relações de consumo mais justas, assim como contribuindo para melhoria da competitividade das empresas locais.

 

No que diz respeito à Qualidade – Avaliação da Conformidade, é responsável pela coordenação e implantação de ações referentes à fiscalização de produtos que afetam direta ou indiretamente a saúde, a segurança e o meio ambiente.

 

O Laboratório de Medição de Energia Elétrica tem capacidade para realizar até 1.000 (um mil) perícias mensais em medidores de energia elétrica, sejam monofásicos ou polifásicos, com isenção e imparcialidade, em ambiente adequado, garantindo o devido conforto e respeito ao cidadão.

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone